Sobre nós

Os sócios

Na Conexão IE entendemos profundamente a influência que pensamentos e emoções exercem sobre os comportamentos. Por meio do ensino da inteligência emocional, há mais de 15 anos habilitamos equipes e lideranças a reconhecer, vivenciar e compartilhar emoções.

Este processo promove decisões coerentes, lideranças que inspiram, equipes unidas e, sobretudo, felicidade genuína. Convidamos você a se juntar a nós nesta jornada para disseminar #maisIEnomundo.

Alessandra Gonzaga

Alessandra Gonzaga

Ph.D.

Alessandra possui doutorado em gestão de pessoas e é autora de tese sobre carreiras femininas. Com mestrado em psicologia clínica, se especializou em avaliação, ensino e desenvolvimento de inteligência emocional nas organizações.

 

Trabalha como mentora e facilitadora de IE para líderes e grupos organizacionais. Suas competências são uma mescla das áreas de Psicologia Evolutiva, Comunicação Assertiva e Comportamento Humano.

 

Top Emotional Intelligence Voice do Linked In

Alessandra Gonzaga

Marcelo Carmo

Ms.C.

Marcelo é consultor, facilitador, professor, mentor e coach especializado em inteligência organizacional. Engenheiro Politécnico (USP), Administrador de Empresas, Mestre em Economia, com diferentes especializações em gestão e comportamento.

 

Com uma experiência de 30 anos, ele esteve envolvido em projetos de consultoria para desenvolvimento organizacional, planejamento estratégico, gerenciamento de processos e desenvolvimento executivo.

 

Top Decision Make Voice Linked In

Método

Inteligência Emocional

O método

Engajamento é a chave do sucesso!

Trabalhamos com a abordagem de Inteligência Emocional Transformacional, que deve integrar nossos sistemas emocional e racional à forma como moldamos e transformamos nosso comportamento.

O desenvolvimento de competências emocionais (softskills) é a base para a redefinição de comportamentos e da forma como o indivíduo desenvolve suas experiências. Ele deve ser reforçado por meio das conexões existentes entre os diferentes sistemas de aprendizado, por meio de abordagens e práticas apropriadas, que reforcem a conexão entre esses sistemas.

O desenvolvimento de softskills não é efetivo a menos que haja engajamento do indivíduo em seu processo de aprendizado.

As pessoas precisam encontrar SENTIDO no processo de desenvolvimento, percebendo as contribuições da jornada para promover saúde mental e emocional, maior capacidade de ação (empowerment) e aumento nos níveis de energia e disposição.

Formas de estimular o engajamento:

Uso de ferramentas de autoavaliação positiva, onde os indivíduos descobrem não apenas suas oportunidades de desenvolvimento, mas suas forças e como utilizá-las;

Aprendizado baseado em técnicas experienciais, em que as situações e rotinas de trabalho são trazidas para o contexto de estudo;

Atividades desenvolvidas em grupos, onde se permita a interação e o compartilhamento de estratégias de entendimento e regulação emocional;

Construção de sentido apoiada por modelos e sistemas de gestão inteligente das emoções aplicados à realidade organizacional.

Trabalhamos com inteligência emocional

O construto Inteligência Emocional, definido por diferentes Escolas norte-americanas, compreende competências muito similares às incluídas no escopo da alfabetização emocional.

 

Em seu trabalho sobre inteligências múltiplas na década de 90, Howard Gardner sugere que existem, entre outras, dois tipos do que ele denomina “inteligências pessoais” – “inteligência intrapessoal“, ou autocompreensão, e “inteligência interpessoal“, ou compreensão de outras pessoas.

 

O termo que reúne essas duas inteligências, “inteligência emocional“, foi cunhado por Mayer e Salovey, da Universidade de Yale, que o definiram como:

“A capacidade de perceber com precisão, avaliar e expressar emoções; a capacidade de acessar ou gerar sentimentos que facilitam o pensamento; a capacidade de compreender emoções e conhecimentos emocionais; a capacidade de regular as emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.”

Daniel Goleman, da Universidade de Harvard, nos oferece uma definição mais concisa:

“Capacidade de reconhecer os sentimentos próprios e de outros, de forma a motivar a si mesmo e regular emoções em si mesmo e nos relacionamentos.“

O consenso atual entre as diferentes escolas de IE é de que nossos humores afetam como pensamos, nos comportamos e significamos nossas vidas. O aprendizado de inteligência emocional implica em saber expressar e experimentar todas as emoções, das mais agradáveis às mais desagradáveis e assim poder tomar melhores decisões, performar melhor, liderar melhor, ser mais feliz.

Rede Conexão Empresarial

Conexão IE é membro da Rede Conexão Empresarial, um ecossistema de negócios robusto, dedicado a prover soluções completas e inteligentes para organizações.

Por meio da sinergia com os parceiros da REDE podemos prover ao mercado soluções com o conjunto de hard & softskills adequado para projetos de inovação e transformação tecnológica ainda mais eficazes.